Ponta Delgada assinala Dia Europeu sem Carros

Com o Dia Europeu sem Carros a registar-se no sábado, 22 de setembro, a Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala a data, reservando a Avenida João Bosco Mota Amaral (até à Rotunda de Belém), e ambos os troços da Avenida do Mar para promover atividades de sensibilização, desportivas e lúdicas que pretendem envolver a população.

Aproveitando a recente remodelação da Avenida João Bosco Mota Amaral com ciclovia, e as condições já conhecidas da Avenida do Mar, ambas as vias vão estar encerradas a todo o trânsito motorizado, das 13h00 às 17h00, para que todos possam ter acesso a atividades como o ciclismo, skate, patinagem, basquetebol, golfe, carrinhos a pedais, caminhadas, além de brincadeiras em pula pulas e insufláveis (em especial) para os mais novos e do bubble foot.

Correspondendo aos objetivos desta iniciativa, que já se assinala há alguns anos, em várias cidades europeias, às atividades já referidas juntam-se ações de sensibilização para o uso alternativo aos veículos motorizados dos transportes públicos e das próprias bicicletas. Todas estas atividades têm início às 14h00, o que não impede a que, já a partir das 13h00, a população interessada use as vias com as suas bicicletas e skates, entre outros equipamentos não motorizados.

A estas comemorações da Câmara Municipal de Ponta Delgada, a que marca presença o Departamento de Polícia Municipal, associam-se a Polícia de Segurança Pública, a Associação de Ciclismo dos Açores, o Clube de atividades Físicas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, clubes de patinagem, a Associação de Basquete, Verde Golf e empresas de equipamentos lúdicos infantis.

O Dia Europeu sem Carros foi adotado pela União Europeia em 2000, e está integrado na Semana Europeia da Mobilidade, da Comissão Europeia, desde 2002. Em 2018, a Semana Europeia da Mobilidade tem como tema “Combina e Move-te" apontando a importância da utilização racional dos transportes para a economia local.

A adesão de Ponta Delgada ao Dia Europeu sem Carros corresponde, igualmente, ao convite da Secretaria de Estado do Ambiente e a objetivos como a promoção de hábitos saudáveis, o uso de meios alternativos de mobilidade, o uso de transportes públicos, entre outros.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

20/09/2018