Vila Franca do Campo lança primeira pedra de parque recreativo

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo procedeu no sábado, dia 13 de outubro, ao lançamento da primeira pedra da empreitada do Parque Recreativo e de Lazer da Mãe de Deus, sendo o prazo de execução da obra de seis meses.

Na ocasião, o Presidente da Autarquia Vila-franquense, Dr. Ricardo Rodrigues, recordou que o Campo de Jogos da Mãe de Deus foi encerrado por volta do ano 2003, sendo que hoje se dá início à recuperação daquele espaço. Ricardo Rodrigues afirmou que, para o Município, “é gratificante ter a possibilidade de recuperar o campo de futebol e, recordou que “no nosso primeiro mandato não fazia parte dos compromissos eleitorais, pelo contrário deve ter sido dos casos raros em que alguém se candidatou dizendo que não ia fazer”. Disse-o, lembrou, “porque tinha sido Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca do Campo e sabia bem a situação financeira em que se encontrava a Autarquia e que não havia dinheiro para recuperar o campo de jogos”.

No entanto, neste segundo mandato, “coloquei nos nossos compromissos a realização desta obra e, com um ano de mandato, vamos dar início à mesma”, observou o Edil Vila-franquense. Ricardo Rodrigues demonstrou-se satisfeito, não só porque será possível recuperar o campo de jogos, mas também construir um parque recreativo e de lazer. Contudo, deu nota de que, “quando começamos o primeiro mandato, os equipamentos desportivos no Concelho eram raros e paupérrimos, o campo de jogos de Ponta Garça era quase impraticável e sobrava o Açor Arena, que hoje tem uma dívida de 15 milhões de euros, que ainda não está resolvida”. Atualmente, reiterou, “com pouco dinheiro consegue-se que todas as freguesias do concelho tenham equipamentos para a prática desportiva. Com algum dinheiro, mas também sabendo quais as prioridades em termos das necessidades do Concelho, continuaremos o desafio de ir construindo e reconstruindo infraestruturas e equipamentos”.

“É com esta vontade de continuar a servir Vila Franca do Campo que hoje somos uma de apenas quatro autarquias a nível nacional, que pagam os seus fornecedores a zero dias”, vincou o Autarca, acrescentando que, “com rigor e determinação é possível ir pagando a dívida, pagar a fornecedores e fazer as obras que é possível fazer, no momento em que é possível fazer, sabendo que os recursos não são infindáveis”. Por sua vez, o Eng.º Ricardo Costa, da empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto do Parque Recreativo e de Lazer da Mãe de Deus, explicou que o acesso à infraestrutura será feito através de uma via de utilização mista, criando uma pequena alameda a uma altura superior ao campo sintético de futebol.

O parque de lazer contará com estações de desporto ao ar livre e áreas com mesas, bancos e papeleiras para promover a estadia. O equipamento será dotado de iluminação com tecnologia LED, um relvado sintético com marcações para a prática de futebol 11 e de futebol de 7 e as estações de desporto ao ar livre constituídas por barreiras, escada suspensa, paralelas, abdominais e dorsais.

Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo

15/10/2018