Ponta Delgada alarga cooperação com Estados Unidos

O Município de Ponta Delgada e o Consulado dos Estados Unidos da América nos Açores formalizaram, esta manhã, um protocolo de cooperação que irá contribuir para o reforço do intercâmbio cultural e educacional entre os Açores e os EUA e para a valorização do espólio do Museu Hebraico Sahar Hassamain- Portas do Céu e, assim, “fazer jus a história comum”.

Assinado por José Manuel Bolieiro e Jason Chue, o acordo prevê a colaboração, durante os próximos seis meses, do Consulado na identificação e tradução para língua inglesa de documentos escritos em hebraico. Um trabalho que será importante para a valorização do espólio desta que é uma das mais antigas sinagogas de Portugal e um dos únicos vestígios da cultura hebraica no arquipélago. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada expressou, em nome pessoal e do Município, a sua gratidão e reconhecimento por esta relação “frutuosa e cooperante” com o governo dos EUA, através do seu Consulado, “ampliando e aumentando a prestação ao mundo do Museu Hebraico Sahar Hassamain- Portas do Céu”, num sinal de “respeito pela diferença e fazendo jus a história comum”.

Jason Chue congratulou-se com a parceria firmada com a Sinagoga de Ponta Delgada, que “mantém fortes laços de fé amizade com as comunidades judaicas da costa leste dos Estados Unidos”. “Cerimónias como as de hoje tornam ainda mais importante demonstrar o respeito, a paz e a união comuns a todas as religiões”, defendeu o cônsul. O Município de Ponta Delgada tem desenvolvido várias parcerias e promovido inúmeras iniciativas com vista a preservar, divulgar e potenciar o legado hebraico, nomeadamente através de protocolos com as comunidades de Filadélfia e de Fall River, nos Estados Unidos da América.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

31/10/2018