Câmara da Ribeira Grande abre candidaturas a prémio literário

A Câmara Municipal da Ribeira Grande volta a instituir o prémio literário Gaspar Fructuoso com o objectivo de criar e consolidar hábitos de escrita e leitura, promovendo a escrita criativa e valorização da expressão literária, bem como divulgar autores ribeiragrandenses e elevar a cultura do concelho.

O prémio literário pretende homenagear o historiador e autor da grande obra "Saudades da Terra", constituída por seis volumes e que apresenta uma detalhada descrição das ilhas dos Açores durante a segunda metade do século XVI.

Para o ano 2019, a modalidade a concurso é Ciências da Natureza e Exatas e o prazo de candidatura decorrerá entre 2 de janeiro e 28 de fevereiro. Os interessados podem concorrer nas categorias geral ou estudante, sendo que a primeira é aberta a qualquer cidadão e a segunda restrita a estudantes, sendo que a primeira é aberta a qualquer cidadão e a segunda restrita a estudantes naturais ou residentes no concelho ou que frequentem estabelecimentos de ensino no município da Ribeira Grande e que não ultrapassem os 18 anos de idade.

Cada concorrente bpoderá apresentar um máximo de dois trabalhos. O prémio é de três mil euros repartido pelas duas categorias (mil e quinhentos euros para cada categoria), para apoio à publicação da obra/trabalho a concurso.

As candidaturas serão avaliadas por um júri eleito para o efeito, deliberando o mesmo quanto aos vencedores nos 90 dias seguintes, findo o prazo de entrega das candidaturas. Os  prémios serão entregues em cerimónia pública no decorrer nas festas da cidade.

Consulte o regulamento no site da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande

20/11/2018