Vila Franca promove "Clube do Pequeno Almoço" nas escolas

A aplicação do projeto “Clube do Pequeno-Almoço” no concelho de Vila Franca do Campo teve início na terça-feira, 8 de janeiro, na Escola Básica Integrada de Ponta Garça, proporcionando uma primeira refeição do dia diferente aos alunos do pré-escolar e aos seus pais e/ou encarregados de educação.

Na ocasião, a Vereadora com o pelouro da Educação, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, lembrou que, muitas vezes, o dilema dos pais tem a ver com a variedade de alimentos que podem dar aos filhos ao pequeno-almoço e a gestão financeira do agregado familiar. “Este pequeno-almoço mostra que se podem colocar na mesa produtos muito variados, acessíveis e saudáveis”, disse, acrescentando que a Autarquia se congratula e participa com gosto em iniciativas que visam o bem-estar das crianças.

Por sua vez, a enfermeira Sílvia Guerreiro (da Equipa de Saúde Escolar da USISM) afirmou que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia pois fornece a energia para que as crianças possam aprender e brincar durante o dia. “Infelizmente, há muitas crianças e adultos que não tomam o pequeno-almoço. O nosso objetivo é mostrar o que é um pequeno-almoço saudável, acessível a todas as pessoas”, frisou.

Nos dias seguintes, o “Clube do pequeno-almoço” realizou-se na EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira, na EB1/JI Francisco Medeiros Garoupa e, finalmente, na EB1/JI Prof. António Santos Botelho. A iniciativa junta, em colaboração, a Autarquia de Vila Franca do Campo, as Escolas do Concelho e a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM), pretendendo facilitar a inclusão social e igualdade, bem como as ligações positivas entre a saúde, escola e família.

Com o “Clube do pequeno-almoço, promovem-se os benefícios de fornecer um pequeno-almoço saudável, permitindo que os alunos e os pais e/ou encarregados de educação se divirtam, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades sociais, mas também interiorizam a importância do pequeno-almoço como uma das principais refeições a ter. Como estratégia, pretende-se realizar dois pequenos-almoços por trimestre.

Para o efeito, foi construída pelo Serviço de Nutrição da USISM uma proposta de ementa, com a definição dos produtos necessários e respetiva quantidade, tendo em conta o número de alunos das turmas de ensino pré-escolar das escolas do Concelho.

Fonte: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo

17/01/2019