"Os Açores nas Filosofias e nas Ciências" apresentado na Povoação

“Os Açores nas Filosofias e nas Ciências” é o nome da nova obra do Prof. Universitário José Luís Brandão da Luz, que foi, recentemente, apresentada no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Povoação.

Na cerimónia que contou com a presença da Diretora Regional da Cultura, Susana Goulart Costa, em representação do Presidente do Governo Regional, o autarca da Câmara da Povoação, Pedro Melo, enalteceu o trabalho do autor “fazendo perpetuar nos tempos uma justa homenagem aos Açores e todos os que emprestaram o seu contributo em prol do engrandecimento da Região através da partilha de saberes e experiências”.

Pedro Melo realçou, igualmente, o homem e profissional natural do concelho da Povoação. “Poderia deixar de relevar a ligação que este ilustre académico Povoacense, que se destacou no mundo das Ciências Filosóficas, sempre manteve com a sua Terra Natal, tendo sido reconhecido com a distinção de “cidadão honorário do concelho da Povoação”, aquando dos 176 anos do concelho, e tendo inclusive assumido o cargo de Presidente da Assembleia Municipal da Povoação, durante dois mandatos na década de noventa”.

Ainda sobre a obra, o Presidente do município povoacense disse vislumbrar “neste livro, tal como o título indica, o desenvolvimento de um trabalho que poderá traduzir-se no levantamento dos preciosos contributos de vários intelectuais açorianos que refletem a evolução da sociedade açoriana com limitações é certo, mas com muitos êxitos também, relevando assim a diversidade do conhecimento nos Açores e ao, mesmo tempo, homenageando todos os contribuíram para a sua divulgação e valorização do próprio sentimento de ser Açoriano, que nas palavras de Vitorino Nemésio é e cito: o misto de isolamento e mundividência mais apropriado à definição do nosso caráter que transborda de variedade”.

Recorde-se que a obra “Os Açores nas Filosofias e nas Ciências” foi editada pela Publiçor/Letras Lavadas e apresentada pelo Prof. Doutor Manuel Cândido Pimentel.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

07/05/2019