Museu Municipal de Vila Franca recebe Rede de Museus

O Museu Municipal de Vila Franca do Campo recebeu, na segunda-feira, 13 de maio, a 2ª reunião do Plenário da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores (RMCVA). Na receção aos elementos da Rede, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, frisou o gosto em receber a RMCVA no Concelho e deu conta de alguns projetos relativos à área cultural. “Pretendemos recuperar o edifício do primitivo Museu e há também alguma pressão para que seja criada uma área dedicada à atividade da pesca, que faz parte da identidade do Concelho”, indicou.

Para além disso, “vamos recuperar três olarias e um forno, visando criar-se um Roteiro das Olarias. Estes são, também, pontos de atração e permanência de pessoas em Vila Franca do Campo”. Ricardo Rodrigues reiterou, ainda, que o Município está sempre disponível para contribuir para o desígnio coletivo de reconhecimento do nosso património e da nossa identidade.

Já o Presidente da Comissão Executiva da RMCVA, Dr. Francisco Maduro-Dias, afirmou que a ideia da criação da Rede foi a de evitar que haja um domínio de uma das entidades existentes sobre as demais. “O Património Cultural é cada vez mais divulgado, trabalhado e apresentado por uma diversidade de entidades públicas e privadas e não fazia sentido hierarquizar a Cultura”, explicou, acrescentado, que “a melhor forma para tal, foi criar-se um grupo que tomasse decisões baseadas numa determinada legislação, mas abrindo portas para todos aqueles que quisessem partilhar connosco este caminho”.

Fizeram parte da ordem de trabalhos, por exemplo, a apresentação do sítio internet da RMCVA e perspetivas de funcionamento; a apreciação de sugestões de modelos para uma placa indicativa de membro da RMCVA e eventual votação; a caraterização, disponibilização e entrada em funcionamento do programa informático “Catálogo Coletivo de Património Museológico” e a apreciação e votação de Candidaturas à RMCVA.

Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo

15/05/2019