Povoação apela ao consumo de água da torneira

Sempre atento e preocupado com hábitos de vida saudáveis dos jovens do concelho e de todos quantos nos visitam, o executivo camarário da Povoação, liderado por Pedro Melo, abraçou o repto lançado pela Equipa de Saúde Escolar (ESE) da Unidade de Saúde Ilha de São Miguel (USISM) e adquiriu uma mochila de distribuição de água, que faz parte do projeto SMS@ÁGUA, que incentiva o consumo de água da torneira no município da Povoação.

Na ilha de S. Miguel, este projeto arrancou no município povoacense, no dia 14 de maio, na Feira da Saúde, da Escola Básica e Secundária da Povoação, que este ano decorreu nas Furnas. A mesma mochila voltou às Furnas hoje, dia 13 de junho, para incentivar o consumo de água do concelho da Povoação durante a Feira da Cultura e também acompanhou o grupo de alunos da Escola Básica Integrada de Ponta Garça que esteve, neste mesmo dia, a realizar atividades nas Furnas, nomeadamente no âmbito do projeto "Giros", promovido pela Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, durante um percurso pedestre à volta da Lagoa das Furnas.

Segundo a ESE, a Mochila de distribuição de água é um equipamento indispensável à implementação do projeto nas escolas do concelho da Povoação, no próximo ano letivo escolar. Esta mochila será rentabilizada através de ações de sensibilização que apelem ao consumo de água da Povoação, quer à comunidade escolar, quer à comunidade geral deste município, abrangendo também várias atividades e eventos que decorrem durante a época de veraneio, designadamente na promoção da hidratação nas praias e na prevenção da desidratação e efeitos nefastos do álcool nos Festivais de Verão do Concelho da Povoação.

O SMS@ÁGUA é um projeto da responsabilidade de ESE da USISM e tem como objetivos promover a água como bebida de eleição e o consumo de água da torneira. A sigla escolhida para a sua designação transmite o conceito de partilha de mensagens (sms), e ambiciona que esta assuma uma dimensão mais abrangente, com a associação “Saúde+Sucesso”. Apesar do projeto SMS@ÁGUA ter como destinatários diretos crianças e jovens em idade escolar, a ESE pretende que o mesmo tenha um impacto global a toda a comunidade para o consumo de água da torneira, que no que ao concelho da Povoação diz respeito, é de excelente qualidade.

Recorde-se que em 2018 o município da Povoação recebeu o Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano, referente ao ano 2017, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), numa cerimónia realizada na cidade da Horta. Este reconhecimento é fruto do excelente trabalho que os colaboradores da autarquia povoacense têm vindo a fazer, nesta área específica. Na altura, o Presidente da Câmara, Pedro Melo, e o Vereador da tutela, Alberto Bulhões, congratularam os respetivos colaboradores e reafirmam a confiança depositada nas equipas que desenvolvem este trabalho para que os munícipes possam usufruir de água com a qualidade máxima.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

13/06/2019