Três bandeiras azuis hasteadas na Povoação

Depois de muito esforço, e apesar da época balnear ter, oficialmente, começado a um de junho, ontem fez-se história no concelho da Povoação, pois, pela primeira vez, foram hasteadas três Bandeiras Azuis neste município: uma na Praia da Ribeira Quente, outra no Portinho do Faial da Terra e, de forma inédita, outra na Praia da Ribeira dos Pelames, da Vila da Povoação.

A autarquia povoacense realizou um grande investimento em nadadores salvadores e logística para garantir a segurança e a qualidade das zonas balneares da costa da povoacense. Pela primeira vez, a Vila da Povoação viu hasteada uma Bandeira Azul na Praia da Ribeira dos Pelames que, assim, entrou para a listagem das praias com qualidade de água de excelência nos Açores. A Praia da Ribeira dos Pelames é de areia fina com cerca de 120 metros de frente de praia, com zona de banhos de mar aberto, de fundo arenoso e alguns seixos e calhau rolado. Possui balneários, parque de estacionamento e a temperatura média da água de banhos ronda 22ºC. Mesmo ao lado desta praia estão localizadas as Piscinas Municipais, inauguradas no ano passado.

A Praia da Ribeira Quente conta já com um longo historial de Bandeira Azul, equipada com infraestruturas de excelência, para apoio ao areal, e o Portinho do Faial da Terra, que, este ano, faz três anos de bandeira azul e está devidamente provido dos equipamentos necessários ao seu funcionamento.

O arranque da época balnear no município da Povoação começou no dia 1 de junho e só termina a 30 de setembro, com um posto de praia completo para cada zona balnear classificada pela Associação da Bandeira Azul. É um dos municípios dos Açores com maior período de cobertura balnear.

Este ano o tema da Bandeira Azul é “do Rio ao Mar sem Lixo”. De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano, através dos rios e das ribeiras. De entre as várias iniciativas previstas para as três zonas com Bandeira Azul destacam-se ações como “Banho Seguro”, “Esculpir na Areia” e um concurso de fotografia “as Ribeiras da Povoação”. Em 2019, o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios e ribeiras, enquanto ponte de ligação entre terra e mar.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

18/06/2019