Construção de ciclovia na Lagoa arranca em outubro

Na próxima semana a presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, irá lançar a primeira pedra de construção da Ciclovia da Cidade da Lagoa. A cerimónia decorrerá por trás do Campo João Gualberto Borges Arruda, às 15h00.

Cristina Calisto mostra-se satisfeita por a obra avançar, após o visto do Tribunal de Contas. Para além de valorizar parte da frente marítima da cidade da Lagoa, representa um investimento do município demonstrativo daquilo que se pretende para o concelho e em geral para a ilha de São Miguel, tanto em termos ambientais, como turísticos, em prol de uma cidade que aposta na descarbonização, promoção de estilos saudáveis junto dos seus munícipes e visitantes, contribuindo desse modo para uma mobilidade urbana sustentável.

A construção da ciclovia da cidade de Lagoa compreenderá a requalificação de uma área extensiva entre o Portinho de São Pedro e o Largo do Cruzeiro, num valor orçado em quase um milhão de euros. Entre o Portinho de São Pedro e a Avenida Vulcanológica, será construída uma plataforma com pista ciclável partilhada bidirecional. Nas zonas rochosas de maior declive, a pista será materializada através de um passadiço, minimizando a intervenção em termos ambientais. Já a iluminação será LED, com postes ao longo de toda a ciclovia. Nas zonas de acesso secundário e no passadiço, serão colocadas luminárias de encastrar na parede, de modo a não retirar o caractér principal da ciclovia. A mesma vai surgir em malha urbana que compreenderá zonas habitacionais, industriais e comerciais, entre outros equipamentos públicos e privados com fluxo de pessoas. A obra está a cargo da empresa Afavias.

Fonte - Câmara Municipal de Lagoa

08/10/2019