Rede de trilhos na Lagoa

Nos próximos meses, o concelho de Lagoa vai fazer parte do percurso de dois eventos de trail run, que passarão pelos trilhos pedestres lagoenses. No dia 2 de novembro, terá lugar o Azores Challenge Trail Run, promovido pela Associação PR Spinning. No dia 7 de dezembro, regressa a rpova Epic Trail Run Azores, promovida pelo Clube Açoriano de Todo o Terreno e Turismo. Ambos os eventos desportivos contam com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

À semelhança de anos anteriores, o Azores Challlenge Trial Run terá como palco de prova a vila de Água de Pau, onde toda a logística e local de partida serão instalados no parque de estacionamento da Baixa D'Areia e a chegada a ter lugar no Polidesportivo de Água de Pau. Esta prova conta para o calendário nacional da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) na modalidade de skyrunning.

Já no dia 7 de dezembro é a vez da habitual prova Epic Trial Run Azores, organizada pelo Clube Açoriano de Todo o Terreno e Turismo , com envolvência do concelho de Lagoa, mais propriamente a vila de Água de Pau, por onde passarão duas das quatro provas do evento, uma de 15 km e outra de 30 km. Estas terão início no Polidesportivo de Água de Pau, estando prevista a participação de mais de 250 participantes.

Nesta 5ª edição do Epic Trail Run Azores, a organização revela que a prova se "assume como um desafio físico e técnico", " com longas subidas e vistosas subidas que percorrem os vulcões que esculpiram a ilha, como o maciço vulcânico da Serra da Tronqueira e o maciço vulcânico do Fogo." A corrida principal faz a ligação entre a Lagoa das Furnas e a Lagoa do Fogo. Com passagem pelos trilhos da Rota da Água e Janela do Inferno, no concelho de Lagoa, a prova termina o pavilhão Açor Arena, em Vila Franca do Campo.

Fonte - Câmara Municipal de Lagoa

28/10/2019