Povoação inaugura Presépio das Caldeiras das Furnas

A convite da Câmara Municipal da Povoação, o Grupo Folclórico das Camélias e Ricardo Melo inaugurarão a 7 de dezembro, a partir das 21h00, a abertura das luzes do tão afamado e singular Presépio das Caldeiras das Furnas.

O mais célebre  Presépio de Natal da ilha contará  novamente este ano com mais de cinco mil lâmpadas e cerca de 500 figuras com algumas modificações e inovações, uma organização da autarquia povoacense que conta com a parceria da junta de freguesia local.

Assim como nos anos anteriores, de 24 a 26 de dezembro e de 30 de janeiro a 2 de janeiro, o presépio ficará iluminado continuamente. Nos restantes dias, a iluminação estará disponível das 18h00 à 1h00.

Recorde-se que a tradição do Presépio das Furnas começou em 1976 com um grupo de jovens também com dotes para a pintura, música e teatro. Depois de estar cerca de dois anos estagnado, recomeçou com muita força e vontade popular até hoje, sempre henriquecido de ano para ano.

Durante muito tempo, a ornamentação do Presépio das Caldeiras foi uma responsabilidade da junta de freguesia local, levada a cabo com o apoio da edilidade povoacense. Nos últimos anos, este encargo tem sido totalmente suportado pela Câmara Municipal da Povoação, contando com o apoio logístico da junta de freguesia.

Nesta quadra natalícia que se aproxima, o Presépio da caldeira das Furnas ficará exposto até meados de janeiro e contará com  animação, aos fins de semana à noite, nomeadamente a 13 com Lina Freitas e Andreia Amaral, no dia 21 com Mário Fernandes, no dia 28 com Trio Origens ( Rafael Carvalho, Césr Carvalho e Carolina Constância) e ainda no dia 4 de janeiro com a Orquestra Ligeira da Câmara Municipal da Povoação.

Fonte - Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

27/11/2019