Lagoa faz sensibilização sobre cyberbullying

A Câmara Municipal da Lagoa em parceria com o Centro de Desenvolvimento Infanto Juvenil dos Açores (CDIJA) promoveu a 29 de janeiro uma ação de sensibilização sobre o fenómeno de cyberbullying, no âmbito do Plano Municipal para a Cidadania e Igualdade do Género.

O evento realizado através do Gabinete de Ação Social da CML dirigiu-se aos colaboradores da autarquia e teve lugar no auditório do edifício dos Paços do Concelho. Sob o tema "As redes sociais na Vida e na Saúde Dos Jovens - Previna o Cyberbullying", foi dinamizada pelo psicólogo da CDIJA, João Pedro Lopes. O objetivo assentou na reflexão, sensibilização e consciencialização para a utilizqação que as crianças e jovens fazem das redes sociais.

De acordo com João Lopes, os estudos indicam que "a nível nacional, 10 a 20% dos jovens são vítimas de cyberbullying", números que remetem para a importância da consciencialização do fenómeno social. O psicólogo explicou as diferenças entre bullying e cyberbullying, sendo que, neste último, não existe um intervalo de tempo ou lugar, o agressor por ser anónimo e a agressão apresentar contornos verbais e psicológicos.

O profissional do CDIJA enunciou também os sinais de alerta na vítima, como "isolamento, tristeza, apatia, diminuição de autoestima, desmotivação e alteração repentina do rendimento escolar". Os funcionários lagoenses foram esclarecidos do que se deve e não de deve fazer em caso de detetarem uma vítima de cyberbullying ou ainda no caso dos seus filhos serem os agressores.

De referir que terá lugar uma segunda sessão de sensibilização no dia 5 de fevereiro pelas 16h00, ministrada pela psicóloga do CDIJA, Ana  patrícia Matos, no auditório da Câmara Municipal de Lagoa.

Fonte - Câmara Municipal da Lagoa

03/02/2020