Ribeira Grande avança com testes rápidos no comercio aderente ao selo COVID free

A Câmara Municipal da Ribeira Grande em articulação com a Autoridade de Saúde e o delegado de saúde concelhio, iniciou a testagem aos funcionários nas lojas que aderiram ao selo COVID free e se inscreveram voluntariamente para o efeito.

No primeiro dia, no fyer do Teatro Ribeiragrandense, devidamente preparado para o efeito, foram realizados cerca de 70 testes e todos deram resultado negativo ao contágio pelo novo coronavírus. Na próxima semana, será realizada nova bateria de testes.

Todos os comerciantes que aderiram ao selo COVID free que ainda não se inscreveram para a realização do teste, podem ainda fazê-lo através da inscrição no link https://tinyurl.com/y59xyunk. O teste é gratuito e o resultado é conhecido no espaço de 15 minutos.

"A nossa intenção é testar o máximo de pessoas que diariamente no exercício das suas funções no comércio, contatam com dezenas de outras pessoas. É uma medida preventiva que minimiza o risco de propagação do vírus e reforça a segurança de quem trabalha nos estabelecimentos comerciais e de quem os frequenta", explicou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande reforçou que "ao alargarmos a realização de testes rápidos ao comércio que aderiu ao selo COVID free estamos a dar um sinal claro do nosso empenho na salvaguarda da saúde de todos permitindo, em simultâneo, que as atividades comerciais desenvolvam a sua atividade com a normalidade possível de acordo com as recomendações de segurança".

recorde-se que no âmbito dos testes rápidos a autarquia já tinha testado todos os funcionários da edilidade, decisão que permitiu identificar três casos positivos de infeção pelo novo coronavírus que foram imediatamente sinalizados e encaminhados para tratamento.

"No contexto epidemiológico atual consideramos ser da maior importância testar o máximo de pessoas que conseguirmos de modo a obtermos uma deteção rápida da doença e consequentemente implementarmos as medidas de isolamento que conduzam à contenção da transmissão do vírus", frisou Alexandre Gaudêncio.

O autarca considera que "no momento presente existem indicações internacionais de que é seguro utilizar testes rápidos, sobretudo nos casos positivos para a sintomatologia e nos primeiros cinco dias de sintomas. A ação concertada e atempada pode ajudar a controlar a disseminação do vírus e a salvar vidas".

 

Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande

03/12/2020