Ponta Delgada hasteia bandeira azul nas zonas balneares

Ponta Delgada volta a hastear este ano a bandeira azul em cinco zonas balneares: Praia das Milícias, Praia do Pópulo, Poços de São Vicente Ferreira/Capelas, Poças Sul dos Mosteiros e Forno da cal. Este é o sétimo ano consecutivo que o galardão europeu é atribuído às praias e zonas balneares concessionadas ao Município.

A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada participou a 9 de junho na sessão simbólica do hastear da Bandeira Azul no Forno da Cal, freguesia de São Roque, sublinhou a importância da distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.

"Ponta Delgada é o concelho de São Miguel com mais praias e zonas balneares distinguidas com o mais importante galardão da qualidade, cuja atribuição resulta da análise de quatro critérios relacionados com a informação e educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão ambiental e equipamentos e a segurança e serviços", afirmou.

Maria José Lemos Duarte acrescentou que o cumprimento destes critérios é a "demonstração do investimento municipal para continuar a assegurar em Ponta Delgada, as melhores condições de segurança e limpeza aos banhistas locais e visitantes, mas também uma "responsabilidade para a autarquia, para a sociedade civil e para os banhistas no que respeita á promoção das boas práticas ambientais".

Por essa razão, durante a época balnear deste ano, que termina a 30 de setembro, dedicada à "Recuperação de Ecossistemas", vão ser desenvolvidades atividades de educação ambiental para banhistas e outros públicos, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os participantes para a adoção de comportamentos racionais e eficientes na utilização dos recursos e na recuperação de ecossitemas terrestres e marinhos.

A autarca agradeceu a todos os colaboradores do Município de Ponta delgada que preparam a época balnear de 2021, b em como a todos os nadadores-salvadores que diariamente zelam pela segurança dos banhistas. Maria josé Lemos Duarte apelou ainda ao "bom uso dos nossos recursos e dos que são disponibilizados pelo Município para manter a limpeza das nossas praias e zonas balneares".

No evento, estiveram a vereadora do Ambiente, Ana Almeida, o Adjunto do Capitão do Porto de Ponta Delgada, Tenente Cruz Alves, o presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro MOura, a representante da Direção Regional do Turismo, Sandra Soares, e a representante da Delegação de Saúde de Ponta Delgada, Maria do Céu Arruda.

A primeira praia de Ponta Delgada a ser distinguida com  a Bandeira Azul foi a Praia das Milícias emm 1998, mantendo desde então o galardão. A Praia do Pópulo tem hasteada a Bandeira Azul desde 2008; os Poços de São Vicente ferreira/ Capelas desde 2012; as Poças Sul dos Mosteiros desde 2012 e o Forno da Cal desde 2013.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

14/06/2021