Lagoa promove "Pedalada pelo Ambiente"

No âmbito da 13ª Semana Europeia da Prevenção de resíduos e 12ª Semana de Resíduos dos Açores, que se assinala entre os dias 20 e 28 de novembro, com o tema "Comunidades Circulares", a Câmara Municipal da Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambientela da Lagoa (CEFAL), irá promover uma "Pedalada pelo Ambiente", em parceria com  o gabinete de Desporto, Juventude e Turismo da autarquia.

Durante essa semana, todas as pessoas que quiserem participar só têm que se dirigir aos Postos de Turismo do concelho, nomeadamente o Posto do Passeio Marítimo, na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, o Posto do Mar, na Caloura, Água de Pau, e o Posto da Casa da Água, no lugar dos Remédios, Santa Cruz. A pé ou de bicicleta, o desafio é recolherem os resíduos, no saco de pano cedido pelo CEFAL e devolver em qualquer um dos postos assinalados para encaminhamento posterior.

Este ano, a Semana Europeia para a Redução de Resíduos desafia cada cidadão a agir em conjunto para moldar comunidades escolares destinadas a prevenir a produção de resíduos. Esses tempos difíceis têm destacado o papel que as pequenas comunidades podem desempenhar na transição para o consumo sustentável e padrões de produção. Desta forma todas as organizações (organizações não governamentais,  movimentos populares, empresas, estabelecimentos educacionais, autoridades públicas), bem como cidadãos individuais que fornecem serviços individuais de prevenção, coleta, reutilização, reciclagem, e compostagem devem estar desenvolvidos para atingir metas zero de resíduos.

Fonte: Câmara Municipal da Lagoa

15/11/2021