Alterações ao trânsito durante quadra festiva em Ponta Delgada

A Câmara Municipal de Ponta Delgada durante,no período compreendido entre os dias 9 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, vai promover várias medidas.

A circulação automóvel vai ser interdita nos seguintes arruamentos: Praça Gonçalo Velho Cabral (exceto a táxis, autocarro de Natal, entrega e receção de utentes de missas e catequese), Largo da Matriz (lado sul) e Rua Manuel da Ponte no troço compreendido entre a Rua do Melo e a Praça Gonçalo Velho Cabral.

A circulação automóvel vai estar condicionada (onde apenas será permitida a circulação automóvel a moradores, veículos com estacionamento autorizado e para realização de cargas e descargas entre as 7h00 e as 12h00) nos seguintes arruamentos: Rua dos Mercadores, Largo da Matriz (lado nascente da Igreja Matriz), Largo Vasco Bensaúde, Rua do Aljube, Rua de Santa Luzia e Rua Açoreano Oriental.

Ademais, será retirado estacionamento na Rua da Misericórdia, ficando os lugares disponíveis somente para cargas e descargas, recolha de pessoas e bens. Os automóveis, poderão parar, mas não estacionar.

Nos termos da sinalização de carácter temporário colocada no local, será necessário proceder às seguintes alterações de sentido de trânsito: Rua dos Mercadores - sentido nascente - poente; Largo da Matriz (lado nascente da Igreja Matriz) - Sentido sul-norte; Largo Vasco Bensaúde - sentido poente- nascente; e Rua da Misericórdia - sentido poente-nascente.

Essas alterações vão ser acompanhadas de diversas medidas de apoio, como o autocarro de Natal, gratuito ao utilizador, em 3 minibuses, dos quais dois são elétricos e um convencional, que irão efetuar a ligação dos parques de estacionamento gratuitos ao centro da idade durante todos os sábados do mês de dezembro, entre as 10h00 e as 20h00 initerruptamente.

Este autocarro vai fazer o seguinte circuito: Portas da Cidade, Avenida Infante D. Henrique, Campo de São Francisco, Avenida Roberto Ivens, Rua Tavares Resendes, Rua Direita de Santa Catarina, Rua Dr. Luís Bernardo Ataíde, Avenida Antero Quental, Rua Agostinho Pacheco, Rua Manuel Augusto Amaral, Rua Coronel Silva Leal, Rua Marquês da Praia e Monforte, Rua Conselheiro Luís Bettencourt (paragem existente) e Portas da Cidade.

Estão previstas as seguintes paragens: Portas da Cidade (lado norte), Avenida Infante D. Henrique (existente junto à Ilha Verde), parque de estacionamento Santa Catarina, parque estacionamento Madruga, Rua Agostinho Pacheco no início da via de acesso ao Colégio São Francisco Xavier, Rua Manuel Augusto Amaral (paragem existente), Portas da Cidade (lado norte).

Ao nível do estacionamento, está prevista a isenção do pagamento de parquímetros em toda a cidade todos os sábados do mês de Dezembro.

Em relação aos parques de estacionamentos cobertos (Castilho, Avenida e São João) será atribuída uma hora gratuita para quem apresentar faturas do comércio e restauração diretamente nos parques, com valor superior a 10 euros, no período de 9 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022.

Outra das medidas de apoio apresentada relaciona-se com a ocupação do espaço público, sendo que no período de 9 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022, todos os estabelecimentos comerciais das ruas encerradas ao trânsito, poderão ocupar o espaço público, sem necessidade de licenciamento ou pagamento de quaisquer taxas, desde que sejam cumpridas as seguintes regras: a ocupação do espaço público poderá ultrapassar, em caso algum a área diretamente em frente do seu estabelecimento comercial, mantendo permanentemente desimpedidos quaisquer acessos a outras frações existentes.

Em relação ao eixo da via, será autorizada até ao limite de um corredor livre de passagem de 2,80 m de largura do centro do eixo da via, podendo de forma condicionada ao tráfego, o alargamento ser autorizado até ao limite de um corredor livre de passagem de 1,20 metros ao centro do eixo da via.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

 

13/12/2021