Comissão Europeia emite relatório sobre ciclo de vida do produto

MAKING LIFE CYCLE INFORMATION AND INTERPRETATIVE TOOLS AVAILABLE é o nome do relatório que a Comissão Europeia acaba de divulgar. Este relatório pretende articular a análise do ciclo de vida do produto com a Política Integrada do Produto que mereceu uma comunicação da Comissão em 2003. O que se propõe é muito simplesmente que ao longo de toda a cadeia produtiva, que transforma sucessivamente matérias-primas em produtos intermédios e posteriormente em bens de consumo ou de produção, os impactos ambientais sejam reduzidos ou anulados. Claro que uma visão integrada e articulada das cadeias produtivas, de “fio a pavio” ajuda a obter resultados mais palpáveis, até porque muitas vezes a questão não está em fazer melhor mas em fazer diferente. Esta perspectiva está de acordo com a reengenharia do produto que tanto sucesso teve nos anos 90 e que continua a ser aplicada a processos industriais.

MAKING LIFE CYCLE INFORMATION AND INTERPRETATIVE TOOLS AVAILABLE é o nome do relatório que a Comissão Europeia acaba de divulgar.

Este relatório pretende articular a análise do ciclo de vida do produto com a Política Integrada do Produto que mereceu uma comunicação da Comissão em 2003.

O que se propõe é muito simplesmente que ao longo de toda a cadeia produtiva, que transforma sucessivamente matérias-primas em produtos intermédios e posteriormente em bens de consumo ou de produção, os impactos ambientais sejam reduzidos ou anulados.

Claro que uma visão integrada e articulada das cadeias produtivas, de “fio a pavio” ajuda a obter resultados mais palpáveis, até porque muitas vezes a questão não está em fazer melhor mas em fazer diferente. Esta perspectiva está de acordo com a reengenharia do produto que tanto sucesso teve nos anos 90 e que continua a ser aplicada a processos industriais.

A implementação destas politicas de produto reduzem os impactos ambientais mas, quase sempre reduzem também os custos de produção, o que as torna muito facilmente populares, principalmente nos sectores sujeitos a grande concorrência. Sendo ferramentas que permitem melhorar.

03/08/2006