Balanço positivo para simulacro na ETRS de São Miguel

Um incêndio no Ecocentro da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel despoletou o alerta para os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada que acorreram prontamente ao local, ontem, pelas 10h10. Um ferido com queimaduras foi o resultado do incidente que ficou controlado em 25 minutos. Trata-se de uma ocorrência simulada que envolveu 16 operacionais da SIGA – Sistema Integrado de Gestão Ambiental, entidade prestadora de serviços da AMISM para a gestão da ETRS, e 10 elementos da corporação de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

Um incêndio no Ecocentro da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel despoletou o alerta para os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada que acorreram prontamente ao local, ontem, pelas 10h10. Um ferido com queimaduras foi o resultado do incidente que ficou controlado em 25 minutos.

Trata-se de uma ocorrência simulada que envolveu 16 operacionais da SIGA – Sistema Integrado de Gestão Ambiental, entidade prestadora de serviços da AMISM para a gestão da ETRS, e 10 elementos da corporação de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

O exercício consistiu na simulação de um incêndio com evacuação de um ferido, numa mobilização testemunhada pelo Presidente do Conselho de Administração da AMISM, Ricardo Silva, que em declarações à comunicação social manifestou-se satisfeito com a acção desenvolvida para testar as capacidades da organização no terreno. “Esses exercícios são muito importantes para que cada um tome consciência das suas responsabilidades em contexto real”, acrescentou.

A realização do simulacro enquadra-se nos requisitos legais a que estruturas como a ETRS estão sujeitas, testando assim o plano de segurança interna. Testes como estes revelam-se determinantes no aperfeiçoamento dos planos concebidos, acautelando as pessoas e os bens da empresa.

09/11/2011