Ponta Delgada homenageia astrónomo açoriano

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai homenagear, a 2 de novembro, o astrónomo açoriano João de Moraes Pereira.

Assim, a 2 de novembro, às 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, terá lugar uma conferência sobre a vida e a obra de João de Moraes Pereira, pelo Professor Doutor Vitor Bonifácio, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro. Às 19h15, proceder-se-á ao ao descerramento de placa evocativa na casa onde nasceu João de Moraes Pereira, na Rua dos Mercadores, nº32, freguesia de São Sebastião.

João de Moraes Pereira foi um astrónomo amador açoriano e o primeiro português membro da British Astronomical Association. Viveu em Ponta Delgada e dedicou a sua vida ao estudo da atividade solar e das estrelas variáveis. A homenagem da maior autarquia de Ponta Delgada a mais um dos seus ilustres, proposta pela Comissão Municipal de Toponímia e Distinções Honoríficas e aprovada em reunião de Câmara, surge, precisamente, para perpetuar mais uma figura insular que se destacou no mundo.

Saliente-se que o movimento da astronomia amadora atual tem as suas origens nas últimas décadas do século XIX. Portugal não ficou de fora no que respeita aos desenvolvimentos internacionais e, atualmente, é conhecido um número reduzido de amadores nacionais ativos entre os anos de 1880 e de1910, entre os quais se salienta o astrónomo açoriano João de Moraes Pereira (1855-1908).

A astronomia amadora foi realizada na ausência de obrigações contratuais e, por vezes, de estruturas formais, mas caracteriza esta comunidade e conhece, em particular, as motivações, trabalhos desenvolvidos e redes de interação dos seus membros. Um trabalho demasiado complexo, uma vez que eram escassas as informações disponíveis.

Parte da biblioteca de João de Moraes Pereira, recentemente descoberta, permite documentar algumas das questões em aberto sobre a sua atividade astronómica possibilitando, desta forma, um melhor conhecimento sobre a sua vida e obra.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

29/10/2018