Lagoa celebra São Martinho

Este fim de semana, as freguesias de Santa Cruz, Cabouco, Água de Pau e Ribeira Chã, contam com o apoio logístico da Câmara Municipal de Lagoa para a celebração da festa tradicional e popular, São Martinho.

Pelo 13.º ano consecutivo, a freguesia de Santa Cruz irá festejar o São Martinho, junto ao Convento dos Franciscanos, no dia 10 de novembro. Assim sendo, o desfile de S. Martinho irá percorrer as ruas da freguesia, a partir das 19h30 e será acompanhado pelo grupo de tambores “Bora Lá Tocar”, seguindo-se, do habitual, churrasco/ convívio, às 21h00.

Sardinhas, frango grelhado, canja de galinha e porco no espeto, farão desta festa um delicioso momento gastronómico, onde a animação musical não faltará, nomeadamente com a atuação de David Rita, Tia Maria do Nordeste, Pedro e Cátia e Explosão Radical. Por seu turno, a freguesia do Cabouco, numa organização dos Amigos de São Martinho, irá realizar a Feira Tradicional e Gastronómica de S. Martinho, de 9 a 11 de novembro, na Praça D. Amélia.

No dia 9 de novembro, a partir das 14h00, várias atividades irão animar as crianças, nomeadamente com a tarde infantil e pula-pulas, seguindo-se da abertura oficial da Feira que contará com artesanato, prova de vinhos, enchidos e queijos. A partir das 19h30, iniciará o festival de petiscos, confecionados pelas Associações da cidade de Lagoa e acompanhado com artistas regionais.

Já no dia 10 de novembro, terá lugar, às 20h00, a prova de carne açoriana e sardinhas, seguindo-se, no domingo, pelas 14h00 do Cortejo Etnográfico de S. Martinho intitulado “Nobreza, Clero, Povo e Vindimas” e da atuação da “Tia Maria do Nordeste”. O polivalente de Água de Pau, no dia 10 de novembro, pelas 21h00, irá proporcionar uma noite animada a toda a comunidade, com cantigas ao desafio e oferta de castanhas assadas e vinho tinto. José Pimentel e João Luís Mariano, serão os cantadores acompanhados pelos tocadores Carlos Câmara e António Dutre que irão celebrar o São Martinho em Água de Pau, onde não faltará barraquinhas com comes e bebes, malassadas e muita animação musical.

Na freguesia da Ribeira Chã, o São Martinho será, igualmente, festejado no dia 10 de novembro, a partir das 20h30, no Centro Comunitário Padre João Caetano Flores, onde as tradicionais castanhas, milho e vinho farão jus a uma festa que será aberta a toda a comunidade e vivida com alegria e gastronomia típica da época.

Fonte: Câmara Municipal da Lagoa

07/11/2018