Vila Franca acolhe palestra sobre património cultural

O salão nobre do Museu Municipal de Vila Franca do Campo acolheu na sexta-feira, 9 de novembro, uma palestra intitulada “O que é o Património Cultural?”, da responsabilidade da investigadora Creusa Raposo, mestre em Património e Museologia.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, visou celebrar o Ano Europeu do Património Cultural, com os presentes a assistirem e a abordarem, num debate no final da palestra, os conceitos de património, a importância da preservação e exemplos do património cultural do Concelho, em particular, e dos Açores, no geral.

Na ocasião, a Vereadora com o pelouro da Cultura, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, agradeceu a todos os presentes pela participação na palestra e apresentou o já extenso currículo de Creusa Raposo. De seguida, lembrou que o património arquitetónico vila-franquense é essencialmente de caráter religioso, com diversas igrejas seculares, conventos e a ermida de Nossa Senhora da Paz. “No património cultural, temos as festividades, também religiosas, a olaria, cujas peças de barro vermelho ilustram as vivências quotidianas do passado”.

A Vereadora considerou que a Autarquia tem sabido preservar o património. “Este Executivo tem consciência da importância da preservação do nosso património cultural, por isso tem-se enveredado pela realização de obras que, não obstante serem alvo da modernização que os nossos tempos exigem, como é o caso do antigo mercado do peixe, que será alvo de uma intervenção para lhe dar uma utilidade diferente da que tinha no passado, manterá a sua traça exterior, a sua arquitetura.” O mesmo cuidado na preservação será tido, por exemplo, na criação do Roteiro das Olarias ou na requalificação do centro histórico de Água d’Alto.

Fonte: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo

13/11/2018