Peça para Praça na Ribeira Grande em construção

Decorre a bom ritmo a construção do globo terrestre que será a peça central da praça “Saudades da Terra”, espaço que pretende homenagear os emigrantes ribeiragrandenses, e não só, radicados nos quatro cantos do mundo. O projeto está em fase adiantada e tudo indica que esteja concluído no decorrer do próximo ano.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhou os trabalhos em armazém ao longo de uma manhã e mostrou-se satisfeito com a forma que o globo terrestre está a adquirir e o impacto visual que proporcionará quando estiver instalado no centro da praça. “A praça “Saudades da Terra” terá como principal objetivo homenagear a nossa comunidade emigrante.

Será uma praça com quase cinco mil metros quadrados e que dará uma nova vida àquela área da cidade”, referiu. Localizada na zona do Monte Verde, a praça terá aproximadamente 4000m² e tem o intuito de homenagear todos os emigrantes que partiram em busca de melhores condições de vida.

Apresenta três componentes – globo, pedra e mar – e é dedicada a todos os ribeiragrandenses (e açorianos em geral), que ao longo de décadas sentiram e sentem saudades da terra onde nasceram. O piso da praça simbolizará o mar, executado em calçada branca e basalto negro.

O globo, com quatro metros de diâmetro, revestido por calçada e basalto negro representará a Terra e a pedra onde assentará o globo representará a(s) ilha(s). “Queremos dar uma voz à comunidade emigrante, olhar de outra forma para os nossos emigrantes, principalmente do Canadá e dos Estados Unidos, envolvendo-os em torno do projeto, para depois mais tarde visitarem o local, levando a sua família, e dessa forma também promover o turismo, que é sempre importante", acrescentou Alexandre Gaudêncio.

Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande

13/11/2018