Ribeira Grande avança com requalificação de antigo matadouro

O projeto que pretende transformar o antigo matadouro da Ribeira Grande numa incubadora empresarial foi aprovado no âmbito do Programa Operacional Açores 2020, o que significa que a empreitada que ronda os 450 mil euros poderá avançar no presente mandato autárquico.

A INCUBE US pretende ser uma incubadora de iniciativas de empreendedorismo de base local que assumirá a função de polo de acolhimento e promoção de projetos no centro da cidade da Ribeira Grande. O projeto vai permitir a requalificação de um edifício que se encontra fechado há muitos anos, conferindo-lhe uma nova dinâmica através da envolvência com a comunidade local e visitante. Nesse âmbito, serão criados espaços de trabalho com condições para albergar pequenas empresas emergentes de iniciativa individual e associações ou cooperativas existentes no concelho.

A decisão de requalificar o antigo matadouro e convertê-lo numa incubadora de base local teve por génese o facto de ser um local que “diz muito aos ribeiragrandenses pois tem uma história relevante, está no centro da cidade e, para além disso, será o local onde as pessoas terão um primeiro contato assim que estiverem concluídas as obras da frente mar.” O autarca acrescentou, ainda, que a autarquia não podia deixar passar esta oportunidade.

“A ideia surgiu a partir do momento em que foi permitido às autarquias apresentarem projetos de recuperação de imóveis em que o financiamento suporta a adaptação do espaço a incubadoras de base local, configurando uma oportunidade para reabilitarmos um imóvel degradado e darmos uma nova vida a um espaço que está paredes meias com o mercado municipal e que também será alvo de uma intervenção.”

Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande

04/01/2019