Água de Ponta Delgada com qualidade garantida

Em Ponta Delgada a água entregue nas torneiras dos consumidores continua a ser de excelente qualidade, consequência da aposta camarária na substituição das redes de águas existentes e na construção de novos reservatórios e de novas estações elevatórias. É, também, resultado do cumprimento na íntegra, por parte dos Serviços Municipalizados de Água de Saneamento do Município, do Programa de Controlo da Qualidade da Água.

O PCQA é um plano anual de controlo e monitorização da água distribuída para consumo humano, sendo que a água captada pelos SMAS está igualmente sujeita a um processo de monitorização, no âmbito do licenciamento de cada origem de água.

Em maio, os SMAS foram premiados com o “Selo de qualidade da água para Consumo Humano”, atribuído pela ERSARA, por terem atingido o patamar de excelência em qualidade da água, designadamente, com um cumprimento de 100% do número de análises agendadas no PCQA aprovado e com um cumprimento superior a 99% dos valores paramétricos definidos no regime da qualidade da água destinada ao consumo humano.

Os SMAS de Ponta Delgada, recorde-se, possuem cerca de 46 grupos de captações de nascentes e 4 furos de captação de água encontrando-se todas estas origens licenciadas. O Executivo de José Manuel Bolieiro tem priorizado o investimento no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, seguindo o princípio de que “tem de existir coragem de aplicar os recursos onde realmente é necessário, mesmo que o resultado não seja, muitas vezes e no imediato, visível aos olhos da população”.

A título de exemplo, em Ponta Delgada a cobertura da rede de saneamento básico na cidade e em algumas freguesias rurais é total, não se encontrando executada a rede de drenagem de águas residuais em apenas duas ruas da cidade por razões de imposição legal.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

10/01/2019