Lagoa acolhe V Forum Regional da Rede de Autarquias Participativas

A Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com a Rede de Autarquias Participativas - RAP, vai realizar no dia 18 de janeiro, pelas 09h00, o V Fórum Regional da Rede de Autarquias Participativas, no Cineteatro Lagoense Francisco D´Amaral Almeida.

Este fórum contará com a participação de vários municípios nacionais e locais que integram esta rede, num encontro que pretende ser um espaço de partilha de experiências entre as autarquias comprometidas com o desenvolvimento e implementação de uma democracia mais participativa.

À semelhança dos anos anteriores, este evento irá criar espaços de reflexão sobre temas relacionados com a democracia e participação cidadã ativa, envolvendo, igualmente, os eleitos e técnicos, numa troca de experiências. Assim sendo, a mesa de abertura contará com a participação de Cristina Calisto, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa; José Manuel Ribeiro, Presidente da Rede de Autarquias Participativas, sendo presidida por Sérgio Ávila, Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores.

De seguida, o tema “Orçamentos Participativos de escala regional e em contexto insular”, será abordado pelos oradores, Ana Laranjeira do Governo Regional dos Açores, e pelo Consultor do Banco Mundial, Nelson Dias, que irá falar sobre o Orçamento Participativo de Sakhalin, na Rússia.

Por seu turno, Isabel Xavier, chefe de divisão da Câmara Municipal de Cascais e Luís Capão, Presidente da Cascais Ambiente, irão abordar o mote “Fidelizar Práticas de Cidadania Ativa”. A mesa redonda, contará com a participação de Albertina Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Lagoa; José Manuel Bolieiro, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada; Ester Pinto Pereira, vereadora da Câmara Municipal da Horta e Leonor Batista, vereadora da Câmara Municipal da vila do Porto, da ilha de Santa Maria. Para finalizar o Fórum, todos os participantes terão a oportunidade de visitar a “Casa da Água”, obra efetuada em 2016, através do Orçamento Participativo Jovem de Lagoa.

Fonte: Câmara Municipal da Lagoa

10/01/2019