Ponta Delgada com nova viatura para limpeza das praias

A Câmara Municipal de Ponta Delgada adquiriu uma viatura para limpeza dos areais, mais precisamente das praias das Milícias e Pópulo. A viatura possui um sistema de desinfeção e está equipada com uma esteira própria para recolher todos os detritos que se encontram na areia.

A aquisição da nova viatura – um investimento de 140 mil euros -, vem ao encontro da grande preocupação do Município presidido por José Manuel Bolieiro relativamente à limpeza das zonas balneares que, anualmente, têm vindo a receber um dos mais importantes galardões da qualidade: a Bandeira Azul da Europa.

Por outro lado, com o incremento do turismo, a Câmara Municipal defende a necessidade de haver uma maior intervenção no que respeita à limpeza das zonas balneares do concelho. A nova viatura é autónoma, não necessitando, por isso, de reboque e tem um maior espaço de manobra para trabalhar.

Ou seja, procede à limpeza dos areais até junto da linha de água. Recorde-se que a Bandeira Azul da Europa começou em 1987 no âmbito do programa do Ano Europeu do Ambiente. A iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education) é apoiada pela Comissão Europeia e visa elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que contribuam para a resolução dos problemas existentes.

É este o galardão europeu de qualidade que as zonas balneares do concelho de Ponta Delgada têm vindo a receber ao longo dos anos.

Aberto procedimento para serviço de vigilância nas zonas balneares

Entretanto, a Câmara de Ponta Delgada acaba de abrir o procedimento concursivo para a adjudicação, por 3 anos, do serviço de vigilância e assistência a banhistas para as zonas balneares de responsabilidade municipal.

Pretende-se uniformizar as datas e horários de funcionamento da vigilância e assistência para todas as zonas balneares do concelho, prolongando o horário em mais meia hora. Ou seja, passa das 18h30 para as 19h00. A partir de 20 de abril e até 1 de junho, manter-se-á a presença dos vigilantes na praia das Milícias e nos Poços de São Vicente Ferreira/Capelas.

Já o calendário de prestação desses serviços de segurança, fora da época balnear, para as duas zonas já mencionadas será entre as 10h00 e as 18h30. Quanto à época balnear propriamente dita, em todas as zonas balneares do concelho de Ponta Delgada, a vigilância e assistência a banhistas estará em pleno entre as 09h30 e as 19h00.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

25/01/2019