Povoação prepara-se para Festa do Chicharro 2019

De 24 a 30 de maio estarão à venda os primeiros ingressos para o Chicharro 2019 da Ribeira Quente, evento que este ano comemora 30 anos e que acontece entre os dias 4 e 7 de julho. Novamente, a Direção da Associação Cultural e Desportiva Maré Viva vai colocar um lote de mil bilhetes à venda, a 17 euros o ingresso geral, nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. No entanto, se estes bilhetes esgotarem antes do dia 30 não serão colocados mais bilhetes à venda, nesta fase.

Assim sendo, os pontos de venda durante a Festa do Senhor Santo Cristo serão o Quiosque de Tabaco FTM (Entrada da Zona das Tascas) e o Coral de São José. Na Ribeira Quente o ponto de venda, para esta campanha, será, como já vem sendo hábito, no Café Adelino. Recorde-se que para o Chicharro 2019 estão confirmadas as presenças de Daniela Mercury, Starlight, Calema, Mosimann e Insert Coin. Trata-se, assim, de um cartaz que se destaca, uma vez mais, pela qualidade e diversidade de artistas que marcarão presença no palco da Ribeira Quente. A edição deste ano vai contar, então, com o furacão do Brasil, Daniela Mercury, que vai fazer uma longa viagem de Salvador da Bahia até à Ribeira Quente para abrilhantar, ainda mais, a edição comemorativa dos 30 anos do Chicharro! Trará na bagagem uma energia contagiante pois os seus concertos ao vivo são sempre sinonimo de cor, ritmo e alegria. Daniela Mercury é hoje uma das cantoras brasileiras mais reconhecidas e respeitadas dentro e fora do seu país.

Calema é outro dos nomes sonantes deste festival de verão que coloca a Ribeira Quente no centro das atenções da ilha de São Miguel. A sua descendência, raízes e história, transportam em si uma diversa herança cultural que os conduziu à paixão pela música. Estes dois irmãos têm conquistado Portugal e não só. Em 2018 viveram um ano intenso, com mais de cem concertos apresentados em doze países. Deixam a sua marca em cada concerto, pois para além de carismáticos, têm também uma personalidade humilde que os leva a ter uma invulgar proximidade com o público. Têm sido distinguidos nas mais diferentes categorias, com nomeações e distinções nacionais e internacionais, somando também dezenas de milhões de visualizações acumuladas no YouTube e outras plataformas. 30 anos do Chicharro sem os Starlight não seriam a mesma coisa! Estão, assim, igualmente confirmados para a grande festa. São considerados a banda “talismã” do Chicharro, pois têm o dom de transformar aquele recinto num lugar onde é impossível não bater o pé e em plenos pulmões cantar numa só voz: “Sai um chi chi charro e um co co copo de vinho”.

Em termos de Dj’s, para já, o Chicharro vai contar com a música de Mosimann. É de França que vem este verdadeiro “animal” de palco, que para além de DJ e produtor, é também um cantor multi-instrumentista. Com uma carreira invejável Mosimann tem arrecadado diversos Prémios e Distinções. Tem uma identidade muito própria e é em cima do palco que marca a diferença, onde a originalidade é sem dúvida a nota dominante num show em que a sua voz atípica, os voos do seu sintetizador, e os seus solos de bateria levam o público ao verdadeiro êxtase. Intitulam-se da seguinte forma: “Não somos Djs mas damos Baile”. Os Insert Coin são conhecidos por criarem ambientes únicos, sem barreiras entre quem põe a música e o público. Da primeira à última pessoa, dos 8 aos 90 anos! Com atitude positiva e alegria contagiante, irão encaixar-se na perfeição naquilo que é a essência do Chicharro.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

20/05/2019