Mostra Gastronómica em Água Retorta

“Costumes e tradições de Água Retorta” é o tema que dá mote à nona edição da Mostra Gastronómica de Água Retorta, evento que acontece entre os dias 18 e 21 de julho, na Casa do Povo local. Esta nona edição que pretende dar destaque aos costumes e tradições locais, na freguesia “mais pitoresca dos Açores”, apresenta-se com um programa bastante abrangente, que alia o poder gastronómico a um cartaz cultural diversificado. 

A Mostra abrirá portas, no dia 18, pelas 19h30, para a cerimónia inaugural, no entanto, as barraquinhas com produtos típicos abrem logo pelas 19h00, nomeadamente com o famoso queijo de Água Retorta, pão caseiro, massa sovada, bolo do forno, enchidos, compotas, licores, doces e a tão afamada açorda de lapas. 

Mais tarde, a partir das 21h30, a Tuna Académica “TAUA”, atuará, seguindo-se o artista David Rita. No dia 19, a Mostra abrirá a partir das 12h00 para degustação, almoços e compra dos produtos típicos de Água Retorta. 

Já pelo fim de tarde (19h30), terá lugar uma cerimónia de cedência de bens, pertencentes ao Monsenhor Weber Machado, à freguesia de Água Retorta. De seguida, decorrerá um Torneio de Sueca, promovido pelo Clube Desportivo de Água Retorta. 

Depois, pelas 21h30, o Jardim da Casa do Povo, será palco de mais um Festival de Folclore, que contará com a participação dos Grupos Cultural e Recreativo Domingos Rebelo, Passos de Bruma, Grupo Folclórico Ilha Verde, Camélias da Freguesia de Furnas, São Pedro da Lomba do Cavaleiro, Grupo Folclórico Imaculada Conceição da Fazenda e com o Grupo Folclórico da Casa do Povoa de Água Retorta. 

No terceiro dia de Mostra, a manhã será preenchida com a realização do trilho “Água Retorta”, onde os participantes poderão vislumbrar-se com a natureza desta freguesia, intitulada de “mais pitoresca dos Açores”. 

Pelas 18h30, na Casa do Povo, a Junta de Freguesia irá distinguir os melhores Alunos da freguesia, com a atribuição de Diplomas de Mérito. O serão do dia 20 de julho ficará a cargo, pelas 21h30, das Marchas Populares, que irão desfilar pelas principais artérias da freguesia, terminando com uma atuação no Jardim da Casa do Povo local. 

No último dia de Mostra Gastronómica, a tarde será preenchida, a partir das 14h30 com Jogos Tradicionais para crianças com insufláveis e pinturas faciais no campo de futebol, seguidos de uma tarde desportiva. Ao início da noite, pelas 20h00, irá realizar-se um desfile de Carros Alegóricos, alusivo às tradições e costumes da freguesia. Cada rua terá a seu cargo a ornamentação do carro, que posteriormente irá percorrer as principais artérias da “mais pitoresca dos Açores”. 

A última noite de Mostra, encerra com cantigas ao Desafio e com as “Velhas da Terceira”, com a participação dos Cantadores, José Eliseu da Ilha Terceira, Raul Barbosa, Tiago Arruda e Paulo Miranda. O Salão da Casa do Povo da “Freguesia Mais Pitoresca dos Açores” será sobejamente decorado com produtos típicos de Água Retorta e com peças que ilustram as profissões antigas e características desta freguesia. 

A harmonizar todo este ambiente, estarão ainda em exposição e para venda, diversas peças de artesanato, desde rendas, bordados, registos do Senhor Santo Cristo, presépios em lapinhas, instrumentos de corda, elaborados por um artesão local, entre outros trabalhos. Este ano estarão novamente presentes em exposição, algumas espécies endémicas da área protegida da Tronqueira, na qual a freguesia de Água Retorta se insere e produtos da Cooperativa Celeiro da Terra. Esta nona edição da Mostra Gastronómica de Água Retorta, é uma organização conjunta da Junta de Freguesia, Casa do Povo e Clube Desportivo de Água Retorta.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

12/07/2019