Povoação promove rastreio dentário junto das crianças do concelho

As crianças dos Jardins de Infância das Escolas da Lomba do Loução e das Furnas visitaram o Gabinete de Saúde Oral do Centro de Saúde da Povoação para saberem como está a saúde dos seus dentes.

A visita encontra-se inserida no projeto "Quero ter Dentes Felizes", que faz parte de um protocolo de cooperação assinado entre a Câmara da Povoação e a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e que prevê o rastreio às bocas das crianças dos 3,6 e 12 anos de idade. O mesmo protocolo prevê ainda a disponibilização de materiais de higiene oral  para estas crianças, nomeadamente um kit composto  por um estojo com uma paste e escova dentríficas e variados materiais de motivação para a saúde oral, designadamente diplomas, panfletos, posters, cartazes, medalhas autocolantes e livros para colorir, tudo produtos oferecidos pela autarquia povoacense.

Ao abrigo deste protocolo, as crianças de 3 anos têm tido a oportunidade de aprender a instrução prática e individual das técnicas de escovagem nas visitas que têm feito ao Centro de Saúde local, sendo posteriormente rastreadas no gabinete de saúde oral. As restantes serão visitadas nas escolas pela equipa da especialidade que realiza igualmente uma ação de sensibilização, entregando-lhes depois o material disponível.

Este protocolo que faz um ano em dezembro próximo já abrangeu 151 crianças do concelho da Povoação designadamente 45 da faixa etária dos 3 anos; 59, da faixa dos 6 anos e 47 dos 12 anos.

Tanto o executivo povoacense como a equipa de saúde oral do Centro de Saúde da Vila estão satisfeitos com esta cooperação e com os efeitos positivos que a mesma tem trazido para a saúde oral das crianças do município.

Fonte - Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação.

 

28/10/2019