Ribeira Grande inaugura monumento de homenagem ao surfista

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, inaugurou o monumento de homenagem ao surfista, situado na rotunda da Avenida José Nunes da Ponte. No local foi instalada uma estátua que representa o surfista e a Ribeira Grande como a capital do surf, empreitada que também permitiu requalificar um espaço que já se encontrava degradado.

Concebida pelo artista Rui Goulart, natural da ilha do Pico e a  residir na freguesia do Pico da Pedra, a estátua que representa o surfista constitui uma "importante marca para a cidade e para o concelho", realçou Alexandre Gaudêncio, atendendo a que a Ribeira Grande "tem vindo a afirmar-se como um destino de surf procurado por muitos amantes da modalidade, profissionais ou amadores", realçou o edil.

Com cerca de 4,5 metros de altura, a estátua em bronze de um surfista em cima de uma prancha pretende "colocar o monumento como peça central da rotunda e sinalizar a perspetiva de futuro em termos de desenvolvimento do concelho tendo em conta as potencialidades que podem ser extraídas dos desportos de mar e atividades conexas", acrescentou Alexandre Gaudêncio.

O investimento de 70 mil euros incluiu toda a requalificação da rotunda, com clara incidência no sistema de jatos de água que saem por baixo da prancha do surfista e simulam ondas, para além da zona envolvente que se apresenta renovada.

Alexandre Gaudêncio explicou que a ideia foi a de "criar uma imagem de marca na cidade para quem nos visita, ficando por isso numa posição estratégica à entrada da mesma e numa zona que está s er requalificada com diversos investimentos privados".

Fonte/Fotografia : Câmara Municipal da Ribeira Grande

11/05/2021