Igreja da Ribeira Chã na Lagoa classificada como de interesse público

Já foi publicada em Jornal Oficial, a classificação da igreja de São José da freguesia da ribeira Chã, como imóvel de interesse público.

Esta é a única igreja modernista dos Açores que merece essa classificação, assente no conceito de obra de arte total, em que integra contributos da arte plástica, particularmente a pintura e a arquitetura.

Esta é uma decisão que resulta da resolução do Conselho de Governo nº 168/2021, datada de 9 de julho. Este é um processo que se iniciou em 2017 e que fica agora concluído.

Inaugurada em 1967, a igreja de São José, foi edificada após a chegada do padre João Caetano Flores à freguesia da Ribeira Chã, em 1956, sendo uma obra que resultou da persistência e esforço dos seus paroquianos, do pároco e das entidades oficiais.

Projetada pelo arquiteto Eduardo Read Henriques Teixeira, este edifício religioso apresenta um estilo moderno, que traduz a inovação e a intemporalidade do seu autor.

Este templo religioso integra também magníficos painéis de mosaico policromado, da autoria do pintor lagoense Tomaz Borba Vieira e ostenta um sacrário de prata, idealizado por Álvaro França, executado pela Ourivesaria Aliança, da cidade do Porto.

A igreja de São José agora classificada como imóvel de interesse público compreende uma área de delimitação classificada e respetiva zona de proteção de 50 metros, caracterizando-se como uma igreja com um conceito modernista, onde se pode constatar, uma certa imaterialidade religiosa.

Fonte- Câmara Municipal da Lagoa

21/07/2021