Ribeira Grande aposta na eficiência energética

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, e o vice-presidente, Carlos Anselmo, visitaram a Escola D. Paulo José Tavares, na Vila de Rabo de Peixe, acompanhados do presidente da junta de freguesia, Jaime Vieira, em visita às alterações que estão a decorrer naquele edifício para melhoria da respetiva eficiência energética.

No decorrer da visita à escola, foi possível verificar que todas as lâmpadas convencionais já foram substituídas por lâmpadas de tecnologia led, sendo as mesmas acionadas através de censores de movimento. Serão ainda instalados painéis fotovoltaicos, de modo a que a energia produzida pelo sol possa ser suficiente para a redução do consumo de energia fóssil.

A infraestrutura escolar constitui-se como um dos seis imóveis que estão a ser alvo de intervenção, ao abrigo de uma candidatura a fundos comunitários, tendo como objetivo reduzir a fatura energética e aumentar a autossustentabilidade dos edifícios, dotando os mesmos de fontes de energia renovável.

"A sustentabilidade e a preocupação em reduzimos a pegada de carbono deve ser um desígnio de todos nós. É por isso que avançamos com intervenções nos imóveis que mais consumiam energia, dando assim um contributo significativo na redução do consumo de energia de origem fóssil", referiu Alexandre Gaudêncio.

Para além daquela escola, estão a ser intervencionadas a ETAR de rabo de Peixe (Estação de Tratamento de Águas Residuais), o Estádio Municipal da Ribeira Grande, as Piscinas Municipais, o Teatro Ribeiragrandense e os serviços camarários do Gabinete de Apoio ao Munícipe.

O investimento global destas intervenções ascende aos 380 mil euros e é comparticipado em 85% por fundos comunitários, através do programa Açores 2020.

Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande

13/12/2021