Recolha selectiva cresce 20% em 2010

Os consumidores estão apostados na preservação dos recursos naturais. Prova disso, está no aumento exponencial a que se assistiu em 2010 na recolha selectiva a atingir os 20%. Em São Miguel, não só se verificou uma maior entrada de resíduos na Estação de Tratamento de Resíduos da Ilha, como uma tendência crescente do depósito de materiais recicláveis. A Associação de Municípios da Ilha de São Miguel acredita que a recolha selectiva de resíduos esteja a atingir a sua maturidade, no entanto, manterá a sua política de sensibilização da população para a importância da valorização dos resíduos que parte da casa de cada um de nós, dos mais novos aos mais velhos.

Os consumidores estão apostados na preservação dos recursos naturais. Prova disso, está no aumento exponencial a que se assistiu em 2010 na recolha selectiva a atingir os 20%. Em São Miguel, não só se verificou uma maior entrada de resíduos na Estação de Tratamento de Resíduos da Ilha, como uma tendência crescente do depósito de materiais recicláveis.

A Associação de Municípios da Ilha de São Miguel acredita que a recolha selectiva de resíduos esteja a atingir a sua maturidade, no entanto, manterá a sua política de sensibilização da população para a importância da valorização dos resíduos que parte da casa de cada um de nós, dos mais novos aos mais velhos.
 Assiste-se actualmente a um esforço importante da parte dos Municípios que sairá reforçado agora com a implementação do novo sistema de recolha de resíduos. Também a exportação de recicláveis para o continente subiu 10,8% em 2010, traduzindo-se numa média de 1 contentor por dia.
Aumentar a recolha selectiva destinada à reciclagem é o grande objectivo dos Municípios de São Miguel, de maneira a cumprir as metas legalmente exigidas pela União Europeia. As Câmaras Municipais estão a envidar esforços de forma a atingir melhores resultados. A taxa de esforço deverá atingir no plástico os 14%, no papel / cartão os 40% e no vidro 44%.

19/01/2011